Exposição ‘Antonio Beato. Ritorno a Veneza’ com curadoria de João Rocha
Com a curadoria de João Rocha, docente do Departamento de Arquitetura da Escola de Artes da UÉvora e membro do CIDEHUS, e de Marco Ferrari, docente da Università Iuav di Venezia, a exposição Antonio Beato. Ritorno a Veneza, ilustra a trajetória fotográfica deste fotógrafo italiano do séc. XIX.
Com inauguração a 14 de Outubro no Museu Fortuny em Veneza, representa o resultado de uma parceria entre a Fondazione Musei Civici di Venezia, com o Iuav e mais recentemente com a UÉvora.
A pesquisa que conduziu à presente exposição iniciou-se em 2021 com uma investigação dos curadores, que (re)descobriram um conjunto significativo de fotografias de António Beato e de outros fotógrafos da época em dois álbuns fotográficos do séc. XIX nos arquivos da Fondazione Musei Civici di Venezia.
Estas fotografias constituem agora o núcleo principal da exposição, que com o objetivo de proporcionar uma visão histórica mais ampla, beneficiou de empréstimos de outras catorze instituições italianas e internacionais, onde se destacam: The Getty Research Institute, Los Angels; The Metropolitan Museum of Art, New York; The New York Public Library; Lee Miller Archives, London; Tintera Gallery, Cairo; The National Gallery of Art, Washington; Archivi Alinari per la Fotografia, Firenze; Museo Egizio, Torino; Fondazione di Venezia; The National Army Museum, London; entre outras.
A exposição contém igualmente uma entrevista ao reconhecido historiador de fotografia italiano Italo Zannier e apresenta um livro/catálogo bilingue publicado para o efeito, com textos de João Rocha, Marco Ferrari, Nasser Rabbat (Diretor do Programa Aga Khan para a Arquitetura Islâmica no MIT), Emanuele M. Ciampini ( Professor de Egiptologia na Universidade de Roma, Sapienza) e de Cristina Da Roit (Conservadora do Museu Fortuny em Veneza). Todo o projeto teve o acompanhamento de um committee científico constituído pelo Prof. Emanuele M. Ciampini e pela Investigadora Inês Torres (CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa).
A exposição, que conta com o alto patrocínio da Embaixada de Portugal em Itália, poderá ser visitada até 12 de Janeiro de 2026.
