Projeto europeu TRANSITION promove formação sobre património cultural e diversidade no Curdistão Iraquiano
Decorreu entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2025, na Universidade de Sulaimani, a semana de formação do projeto TRANSITION (Preserving the Tangible and Intangible Cultural Heritage of Minority Communities in the Kurdistan Region of Iraq and in Yemen, through Capacity Building of University Staff Members), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+.
A formação teve como principal objetivo reforçar as competências de professores e investigadores na área do património cultural, valorizando a diversidade cultural e as minorias, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Participaram na atividade 30 professores e estudantes de doutoramento de quatro universidades do Curdistão Iraquiano (University of Duhok, University of Zakho, University of Sulaimani e Soran University) e de duas universidades do Iémen (University of Aden e Taiz University). As sessões de formação foram asseguradas pelas equipas da Universidade de Évora e da Università degli Studi di Roma La Sapienza. É ainda parceiro do projeto a UNIMED (União das Universidades do Mediterrâneo).
A Universidade de Évora, que integra o projeto através da Cátedra UNESCO em Património Cultural Imaterial e do CIDEHUS, fez-se representar pela investigadora Sónia Bombico, que coordenou uma sessão dedicada à relação entre o Património Cultural e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A participação da UEVORA foi complementada com as intervenções online da Professora Maria Filomena Gonçalves (titular da Cátedra UNESCO) e da investigadora Ana Sofia Ribeiro (CIDEHUS), que abordaram, respetivamente, o património linguístico como expressão de identidade e a digitalização do património cultural, incluindo a sua mediação, representação e preservação digital.
O objetivo das sessões foi essencialmente o de transmitir conceitos básicos e fornecer ferramentas para a atualização dos curricula dos cursos na área do património cultural, promovendo simultaneamente o desenvolvimento de projetos de investigação em colaboração com as comunidades e stakeholders não académicos, como museus.
A equipa da Università degli Studi di Roma La Sapienza complementou a formação com a apresentação de estudos de caso focados no património cultural imaterial das minorias da região do Curdistão Iraquiano e da Península Arábica, enfatizando as metodologias aplicadas na investigação de campo e as estratégias para a divulgação
e comunicação do património cultural.
Houve ainda espaço para a apresentação de comunicações por parte da equipa da Universidade de Sulaimani, centradas nas memórias, identidades e patrimónios partilhados da região do Curdistão Iraquiano, com especial enfoque na problemática da partilha de sítios sagrados. A discussão foi guiada por uma profunda contextualização da realidade local, marcada pela coexistência, há vários séculos, de diversas comunidades — sendo a maioria curda, mas incluindo também árabes, turcomanos, assírios, arménios e grupos religiosos como os iazidis, cristãos (caldeus, siríacos e arménios), kakais (frequentemente identificados com ou relacionados com a fé Yarsan/Ahl-e Haqq), judeus, zoroastrianos e muçulmanos, tanto sunitas como xiitas.
Esta composição multicultural reflete uma história complexa de interação, migração e coexistência, bem como episódios de conflito e marginalização.
A semana de formação marca o início da WP4 (Formação de Professores), coordenada pela Universidade de Évora, que incluirá uma visita dos parceiros dos países terceiros à Europa (Roma e Évora) no próximo mês de janeiro, bem como o desenvolvimento de um Digital Toolkit sobre Património Cultural e Minorias e de um podcast intitulado “Conversas em torno do Património Cultural”.
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